TRABALHANDO COMO KITCHEN PORTER NA IRLANDA

COMO TRABALHAR DE AUPAIR NA IRLANDA?
6 de maio de 2020
MELHOR ÉPOCA PARA CHEGAR PARA NA IRLANDA
18 de maio de 2020
Show all

TRABALHANDO COMO KITCHEN PORTER NA IRLANDA

Hoje eu vou te contar um pouco sobre minha primeira experiência de trabalho na Irlanda. Assim como quase todo intercambista, cheguei extremamente empolgado e disposto a trabalhar em qualquer coisa que encontrasse. No Brasil eu era jornalista e trabalhava para duas grandes empresas, tinha minha sala, meus computadores e meu conforto. Quando abdiquei disso para fazer intercâmbio, já sabia que os trabalhos seriam puxados e diferentes da minha realidade, mas a intenção era aprender o inglês, viver uma nova experiência, viajar o máximo possível pela Europa e voltar para o Brasil com uma bagagem a mais.

Disposto e “preparado” para enfrentar o que estava por vir, consegui o meu primeiro trabalho como Kitchen Porter, em um grande restaurante no centro da cidade de Dublin.

Um dos trabalhos mais comuns, logo quando você chega e não tem muito inglês, é de Kitchen Porter (KP). E o que é isso? O KP trabalha na cozinha lavando pratos e panelas, muiiiiiiiitas panelas, além de ter que manter toda a cozinha do restaurante limpa. No meu caso eram 3 cozinhas.

É um serviço bastante pesado que exige muito esforço físico e psicológico, já que na maioria dos casos o intercambista não está acostumado a passar horas e horas lavando prato e limpando chão de cozinhas, como foi o meu caso.

Cheguei a trabalhar 46 horas por semana, ganhando o mínimo por hora, na época 9.80 euros. Conseguia fazer na semana 350 a 450 euros, um dinheiro bacana para juntar e poder se organizar nos primeiros meses.

Éh amigos, eu sai de uma redação de um grande jornal no Brasil e desembarquei direto em uma cozinha para limpar, varrer e tirar lixo do chão. A semana era dura, sentia bastante dor na coluna por causa do peso das panelas e dos sacos de lixo. A parte boa era quando o dinheiro caia na conta! Era como se minhas energias fossem recarregadas para aguentar novamente a semana pesada de trabalho. Aqui na Irlanda geralmente os empregadores te pagarão por semana. Toda sexta-feira quando ia em um ATM (caixa eletrônico) recarregava minhas esperanças e meu cofrinho.

Com o dinheiro que ganhei como KP, consegui conhecer 4 países, pagar minhas despesas, juntar dinheiro e comprar duas motos. As motos foram consequência da mudança que queria ter aqui na Irlanda, pois eu não queria ficar trabalhando em uma cozinha por mais tempo. Comprei a moto para trabalhar posteriormente como Delivery. Você pode ver mais sobre isso clicando aqui.

Na cozinha eu consegui melhorar um pouco meu inglês, pois os chefes eram de outros países, fiz amizades, vivi uma experiência que talvez nunca teria no Brasil e aprendi a dar mais valor ao trabalho, não que não desse antes, mas depois de uma experiência como essa, você aprende muito sobre a vida e as oportunidades que ela te dá.

Como eu disse antes, não quis passar mais tempo na cozinha e com 6 meses mudei de trabalho. Voltaria a trabalhar de KP de novo? Só se tivesse muita necessidade. Aqui na Irlanda é muito fácil encontrar trabalho nessa área, provavelmente será a sua primeira experiência quando chegar, porém depois de um tempo, não se acomode porque está ganhando “bem”. Procure melhores trabalhos que não exijam tanto de você como o KP.

Se você quiser ver mais de como era essa rotina, recomendo CLICAR AQUI para ver o vídeo onde mostro como era meu trabalho nessa época.

Por Raphael Mascarenhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *