A Irlanda está na primeira fase de implantação da vacina COVID-19. As pessoas que apresentam maior risco com COVID-19 receberão a vacina primeiro.
Os primeiros grupos a receber a vacina COVID-19 são:
A vacina será oferecida a mais grupos prioritários assim que possível. As vacinas serão administradas à medida que o estoque chega à Irlanda. Não haverá aumento de estoque. A distribuição de vacinas será limitada apenas pelo fornecimento.
Esta foi a primeira semana completa do programa de vacinação. Mais de 35.000 pessoas receberam sua primeira dose da vacina.
A partir de 19 de janeiro, começaremos a dar a segunda dose às pessoas que foram vacinadas a partir de 29 de dezembro.
Mais de 2.000 funcionários concluíram o treinamento de vacinador.
48.400 vacinas foram dadas esta semana.
23.100 dos vacinados eram profissionais de saúde da linha de frente.
25.300 eram funcionários e residentes em instituições de longa permanência.
Em 16 de janeiro, 3 centros de vacinação em massa foram instalados em Dublin, Galway e Portlaoise.
A segunda vacina aprovada, ‘Moderna’, foi usada para vacinar os GPs e as equipes de prática dos GPs. Estes serão os principais vacinadores da comunidade.
Metade da primeira entrega de 3.600 Moderna foi usada nesses centros. O resto está sendo guardado para a segunda dose em 28 dias.
Planejamos dar 43.700 doses em 367 instalações de cuidados de longo prazo esta semana.
Também pretendemos dar a todos os residentes em ambientes de saúde mental e deficiência com idade superior a 65 anos a primeira dose até 24 de janeiro.
Também daremos a segunda dose a 3.900 dos que receberam a primeira vacinação em 29 de dezembro. Isso significa que o número de pessoas vacinadas parecerá crescer mais lentamente. As pessoas que receberam a primeira dose já foram contadas.
A Pfizer reduziu temporariamente as entregas de sua vacina. Receberemos 50% menos vacinas do que o esperado esta semana. Isso não terá um grande impacto em nosso plano geral de implantação. Mas precisamos mudar nosso plano de curto prazo por causa dessa redução inesperada de até 25.000 doses.
Haverá então um grande aumento na alocação semanal a partir da semana de 15 de fevereiro. Este número deve ser confirmado pela Pfizer. Como esta é uma situação global, nosso plano de implementação deve ser flexível para se adaptar a quaisquer mudanças como essa.
Planejamos dar 6.551 vacinas aos funcionários e residentes de instituições de longa permanência.
Cerca de 47.000 pessoas receberão sua segunda dose de vacinação esta semana. Estes serão os profissionais de saúde da linha de frente e funcionários e residentes de instalações de cuidados de longa duração.
Pessoas com mais de 65 anos que vivem em instituições de cuidados de longo prazo são o primeiro grupo de prioridade para receber a vacina COVID-19. Isso ocorre porque eles correm um risco maior de doenças graves se receberem COVID-19.
Data de início: 4 de janeiro
A programação das instalações de cuidados de longo prazo mudará de semana para semana. A vacinação pode ser adiada se houver um surto de COVID-19 em uma instituição.
Estamos trabalhando com a Nursing Homes Ireland para planejar e coordenar cuidadosamente o lançamento da vacina para pessoas com mais de 65 anos que vivem em instituições de cuidados de longo prazo.
A vacina está sendo administrada a pessoas em 582 instituições de cuidados de longa duração em toda a Irlanda.
Cada organização de saúde comunitária (CHO) está trabalhando com suas instalações de cuidados residenciais de longo prazo em suas áreas para finalizar os calendários de vacinação.
Nossas equipes de vacinação darão as vacinas aos residentes e funcionários de cada uma das localidades. Os vacinadores farão 2 visitas separadas, com 3 semanas de intervalo.
Os profissionais de saúde da linha de frente são o segundo grupo prioritário para receber a vacina COVID-19. Isso ocorre porque eles têm um risco maior de se infectar com COVID-19.
Data de início : 29 de dezembro
A vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente começou em 4 hospitais em 29 de dezembro.
Agora estamos vacinando em outros hospitais por todo o país também. Isso vai continuar, dependendo das entregas de vacina que recebermos.
Também começamos a vacinar os GPs e suas equipes de prática a partir de 16 de janeiro.
As fases posteriores se concentrarão nos próximos grupos prioritários.
Os próximos 3 grupos prioritários são:
As condições médicas que o tornam um membro prioritário do grupo 5 incluem:
Veja a lista completa dos grupos prioritários em gov.ie .
Você pode ser vacinado por meio de:
Isso será feito por profissionais de saúde qualificados e treinados, incluindo médicos de hospitais, oficiais médicos da comunidade, enfermeiras, GPs e farmacêuticos.
Publicaremos mais informações sobre essas fases posteriores quando elas forem acordadas. Estamos trabalhando para proteger as pessoas o mais rápido possível. Avisaremos quando for sua vez de tomar a vacina COVID-19. Faremos isso por meio de um convite da sua equipe de saúde, notícias ou publicidade pública.
O HSE tem um histórico comprovado de implantação de vacinas. A vacina contra o rotavírus e a vacina contra o HPV são dois exemplos de programas de vacinação implementados pelo Escritório Nacional de Imunização do HSE (NIO).
A vacina contra rotavírus foi introduzida em 2016 para bebês de 2 e 4 meses. A infecção por rotavírus é a causa mais comum de gastroenterite em crianças na Irlanda com menos de 5 anos de idade. Antes de a vacina ser introduzida, quase 1.000 crianças menores de 5 anos eram hospitalizadas com infecção por rotavírus a cada ano. O tempo médio de internação hospitalar foi de 5 dias. Desde que a vacina foi introduzida, houve uma redução de 91% na infecção em crianças de até 12 meses de idade.
A taxa de vacinação contra o HPV é superior a 80% para a primeira dose no ano acadêmico de 2019 a 2020. O vírus do HPV pode causar uma variedade de lesões pré-cancerosas em homens e mulheres. Quanto mais jovens forem vacinados, melhor será o controle da disseminação da infecção por HPV.
O Escritório Nacional de Imunização (NIO) foi estabelecido em 2005. O NIO coordena a implementação dos programas nacionais de imunização. Eles fazem isso em nome do HSE com base na política de imunização do Departamento de Saúde.
O NIO estabeleceu o National Cold Chain Delivery Service. Este serviço fornece com segurança milhões de doses de vacinas para provedores em toda a Irlanda a cada ano. Eles fornecem materiais de educação e informação para apoiar a implementação de programas de imunização.
O conteúdo produzido com especialistas em vacinas da NIO foi credenciado pela Rede de Segurança de Vacinas da OMS. Isso significa que é uma fonte confiável de informações sobre vacinas.
Existem 2 vacinas COVID-19 licenciadas para uso na Irlanda. São a vacina Pfizer / BioNTech (também conhecida como “Comirnaty”) e a vacina Moderna. Uma série de outras vacinas estão em fase final de licenciamento e aprovação.
As vacinas são testadas quanto à segurança e eficácia antes de poderem ser usadas. O HSE só usa uma vacina se ela atender aos padrões exigidos de segurança e eficácia.
As vacinas serão dadas primeiro aos grupos prioritários. Como outras vacinas passam pelo processo de licenciamento, iremos oferecer a vacina para os próximos grupos prioritários até a disponibilizarmos para a população em geral.
Depois que uma vacina é licenciada para uso, várias etapas adicionais são necessárias antes que a vacina possa ser administrada.
As etapas incluem: