Ao comprar o intercâmbio de 8 meses – 6 meses de curso e 2 de férias, é obrigatório comprovar para imigração irlandesa 3000 mil euros. O governo considera que esse valor é suficiente para te ajudar a se manter durante seu período de intercâmbio. Por experiência própria e de muitos intercambistas, o valor não é suficiente devido aos gastos iniciais que você terá ao chegar na Irlanda. É aconselhável trazer no mínimo 4000 euros, entenda mais neste vídeo.
Na imigração, quando for tirar o visto, há 4 diferentes formas que você pode comprovar os euros, lembramos que a primeira é a mais indicada, pois você economizará mais.
1 COM UM CARTÃO DE BANCO DIGITAL, COMO O N26 OU TRANSFERWISE
O N26 e o Transferwise são bancos digitais em que você pode trazer seus euros de forma mais segura, prática e econômica. Você compra os euros através da plataforma Transferwise, que converterá de real para euro e enviará para sua conta do N26 ou do próprio transferwise. Este método é mais barato porque o TransferWise faz a cotação do euro comercial que é mais barato do que o euro turismo. Nos vídeos abaixo explicamos como funciona cada plataforma.
COMO ABRIR UMA CONTA NO TRANSFERWISE?
Por ser um banco digital, todo o processo é feito online através do aplicativo. Com o seu celular você controla todas as suas movimentações, terá suporte se precisar de orientações, mudança de senha, etc. É necessário ter um endereço europeu para receber o seu cartão, pois atualmente eles não entregam no Brasil.
2 COM EXTRATO DE CONTA BANCÁRIA DO BRASIL
Você pode trazer seu dinheiro em uma conta bancária do Brasil, basta solicitar um extrato assinado e carimbado pelo seu gerente do banco. Peça este comprovante com poucos dias antes de embarcar, pois ele é válido apenas por 30 dias e no dia do seu agendamento do IRP (Irish Residence Permit) ele não pode estar vencido.
Considere ter um valor adicional na conta, pois o euro pode aumentar. O agente da imigração irá fazer a conversão pela cotação no dia do seu agendamento.
3 TROCAR OS EUROS EM CHEQUE
Se você trouxe o seu dinheiro em espécie e ainda não tem uma conta europeia em seu nome, poderá ir no Post Office (correios da Irlanda) e trocar este dinheiro em cheques (em inglês este serviço pode ser chamado de Bank Draft ou Postal Order). Você irá trocar seus euros em 5 cheques, cada um no valor de 600 euros, e vai pagar 3,75 para cada transação, ou seja 18,75 no total.
Trazer o dinheiro em espécie pode sair mais caro do que se imagina, pois além desse gasto com o cheque, você vai comprar na casa de câmbio no valor do euro turismo, que é mais caro que o comercial. Também não é um método seguro, andar com 3000 mil euros em uma doleira em aeroportos pode não ser uma boa ideia.
Atenção: No dia em que for pagar o seu visto, é mais fácil pagar os 300 euros em cartão de débito ou crédito, se trouxe em espécie, pode pagar o visto com o cartão da companhia Three. Você irá carregar ele com 300 euros para efetuar o seu pagamento.
4 COM UM CARTÃO VTM (VISA TRAVEL MONEY)
Uma das formas mais caras! Você pode solicitar um cartão VTM em qualquer casa de câmbio, agências de viagens, site ou aplicativo da VISA e em alguns bancos. O cartão é pré-pago e funciona como crédito e débito, basta apenas carregar com a moeda que você desejar. O grande problema são suas altas taxas de conversão. O imposto IOF é de 6,38%, chega a ser mais caro que comprar o dinheiro em espécie nas casas de câmbio.
NESTE VÍDEO EXPLICAMOS COM MAIS DETALHES CADA OPÇÃO E TE DAMOS UMA DICA VALIOSA PARA ECONOMIZAR!
2 Comments
Esse extrato bancário da conta no Brasil, pode ser Nubank? nesse caso não teria a assinatura do gerente, pois tudo é virtual… acha que teria problema? e essas opções de comprovar renda, serve pra qualquer cidade? Limerik por exemplo, aceita as 4?
Boa tarde,
No caso se eu uso o wise para comprovação, o extrato que eu imprimo pode ser o em PDF mesmo que o site disponibiliza? não tem como eu pegar assinatura e carimbo do gerente, por causa que é um banco digital, será valido mesmo assim?